Notícias   



Resíduos transformados em fertilizante

Aumentar o texto: A- | A+
Um projeto inovador de fertilização do solo está ajudando a aumentar a produtividade de uma propriedade rural na região das Missões do Rio Grande do Sul. A experiência utiliza adubo orgânico resultante da compostagem de resíduos do processo de filtragem do xarope base na produção de refrigerantes associados a esterco de gado e serragem.

O projeto, desenvolvido pela Vonpar Refrescos S/A na propriedade do agricultor Raimundo Casarin, em Barra do São João, no município de Santo Ângelo, resultou num aumento de 22% na produtividade de soja cultivada e uma melhora na produção leiteira da propriedade.

A experiência começou a ser implantada em janeiro desse ano depois de dois anos de estudos científicos realizados pelo engenheiro industrial da Vonpar, Luiz Fernando Rockenbach. Os dois hectares das terras de Casarin que receberam o adubo orgânico foram responsáveis por uma colheita de 112 sacos de soja, contra uma média de 44 sacos colhidos por hectare nos 38 hectares restantes da propriedade e que foram preparados com adubo químico.

Conforme Rockenbach, com a filtragem da calda base do refrigerante há a sobra de carvão ativo e terra diatomácea (produto mineral para facilitar a filtragem do xarope do refrigerante). "Como esses resíduos não são inertes porque contêm açúcar, pagávamos para que fossem reciclados. Agora, estamos dando um destino mais adequado e natural", comenta.

Para o engenheiro agrônomo Telmo Aragão de Oliveira, que acompanha a experiência, o composto repõe os nutrientes perdidos ao longo dos anos de exploração, aumentando o nível de matéria orgânica do solo. Análises identificaram que o nível de matéria orgânica do composto é de 14%, o que permite suprir não só as necessidades da planta para o seu desenvolvimento mas repor as condições físicas do solo, melhorando a porosidade, a quantidade de microorganismos e retenção de umidade da terra.

Leia mais em:
Fonte: Agua Online  

 » Notícias Relacionadas

  12-01-2017 Governo do ES restringe captação de água e quer retomar rodízio.
  11-01-2017 Moradores de Rolim de Moura relatam problemas no abastecimento de água.
  10-01-2017 Municípios do Vale do Sinos seguem sem abastecimento de água.
  09-01-2017 Picos receberá ampliação no sistema de abastecimento de agua no valor de quase R$ 2 milhões.
  09-01-2017 Abastecimento de água em Crateús está garantido até Abril, de acordo com Cagece.
  05-01-2017 Construção de sete barragens vai reforçar abastecimento de água no Estado.

 

Parceiros


Publicidade